A Importância da Segurança no Trabalho

Danlex ServiçosSem categoriaA Importância da Segurança no Trabalho

A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas visando proteger a integridade física do trabalhador, minimizando os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

É destinada a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionistas na empresa, através da conscientização de todos os empregados sendo uma obrigação de todos prevenir e de reduzir ao mínimo o número de lesões. Este tipo de responsabilidade inclui eliminar o perigo e informar a existência do mesmo.

Embora sejam muitas as consequências de um acidente do trabalho, o maior prejudicado é o ser humano. Os prejuízos materiais podem ser reparados com a compra e reposição dos objetos ou máquinas danificadas, mas o ser humano não pode ser recuperado com a mesma facilidade.

As famílias como o próprio acidentado são os mais prejudicados com os acidentes do trabalho e apesar de toda a assistência que a empresa possa dar e os benefícios do governo, os danos na vida familiar são dolorosos.

É impossível eliminar todos os riscos existentes no ambiente de trabalho e o melhor que temos a fazer é eliminar alguns e minimizar o máximo possível outros, sempre procurando dar o melhor de si para que não ocorram acidentes.

No dia a dia, a prevenção à acidentes do trabalho precisa se desenvolver acompanhando a complexidade dos processos, levando em conta os aspectos e detalhes de cada operação, para isto é de suma importância a nossa conscientização quanto a necessidade de trabalhar com segurança, por isso, conhecer o ambiente de trabalho é primordial para que possamos antecipar e reconhecer os riscos presentes e adotar medidas preventivas.

A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), equipamentos destinados a proteger a integridade física do colaborador, controlarão os outros riscos, porém o EPI não evitará o acidente, mas se utilizado corretamente, evitará uma lesão mais grave no colaborador. Os principais EPIs utilizados em nossa atividade são: luvas de segurança, calçado de segurança, óculos de proteção, respiradores semi faciais, protetor auricular, uniformes.

Temos também os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), e como o próprio nome diz serve para proteger a coletividade. Os principais EPCs utilizados são: placas de sinalização, barreiras de isolamento (fitas, cones, cercas).

De nada adianta termos todos os recursos disponíveis e não utilizarmos corretamente, por isso, é importante que todos tenham consciência da prevenção de acidentes, pois quem faz a segurança no trabalho é o próprio colaborador, uma vez que é ele que está exposto diretamente aos riscos no ambiente de trabalho.

Prevenir é a melhor atitude para executarmos nossas atividades com segurança e sem sofrer lesões.

Marcelo Kauguichi – Técnico de Segurança de Trabalho da Danlex

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *